Quem Somos Nós

Quem Somos nós

Vídeo institucional em Português



Vídeo institucional em Alemão

 

Vídeo institucional em Inglês

 

 

A AMAS, Associação Menonita de Assistência Social, fundada em 1970, é uma Organização da Sociedade Civil, com o objetivo de cuidar de crianças que se encontram em situação de risco, em comunidades onde há vulnerabilidade social.

 

 

SERVIR COM O AMOR DE CRISTO

Servir com o amor de Cristo  -   foi o lema escolhido pelos fundadores, na busca em alcançar de maneira integral, àqueles cujas necessidades físicas, da alma e do espírito são mais prementes. Este é o lema que deverá respaldar toda atitude das pessoas que trabalham na AMAS. Servir com o amor de Cristo significa ter o evangelho como base para toda e qualquer ação que envolva as crianças e os adolescentes nas Unidades. Significa colocar as crianças e os adolescentes e suas necessidades em primeiro lugar, ouvindo, cuidando e respeitando-as. Significa agir com amor em todas as frentes. Significa seguir o exemplo de Cristo, amando a Deus sobre todas as coisas e aqueles que nos são mais próximos como a nós mesmos. Quando Jesus toma uma criança em seus braços procurando ensinar e demonstrar aos discípulos sobre a importância de ser servo de todos, Ele mais uma vez mostrava o lugar da criança no Reino de Deus, um lugar protegido, prioritário e seguro. Sendo uma organização da sociedade civil atuante na área do desenvolvimento humano, a Associação Menonita de Assistência Social (AMAS) e suas unidades de atendimento socioassistencial, têm o compromisso com o bem estar das crianças e dos adolescentes. 

 

VISÃO

FORMAR O SER HUMANO INTEGRALMENTE

 

MISSÃO

AMAR . CUIDAR . PROTEGER . ENSINAR . TRANSFORMAR

 

 

Garantir e defender o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes em situação de risco, em seu âmbito de ação, e dentro de suas possibilidades e disponibilidades de recursos, permitindo que cresçam, desenvolvam autonomia pessoal através de programas de proteção e promoção do ser humano como citados no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Cultivar  princípios de protagonismo infantojuvenil, contribuindo para a formação de pessoas comprometidas socialmente, com valores de solidariedade e respeito mais incorporados, o que contribui para uma proposta de transformação social.

O trabalho é realizado por meio da Educação Infantil (crianças de 4 meses a 5 anos) , Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (crianças e adolescentes de 6 a 16 anos).

Atualmente, são atendidas aproximadamente, 1.300 crianças de  4 meses  à 16 anos de idade em Curitiba e no Interior do Paraná.

Curitiba: Pinheirinho, Uberaba e Xaxim.

Interior do Paraná: Palmeira, Lapa, Porto Amazonas, Teixeira Soares, Imbituva e Rebouças.

 

 

Melhor Interesse Da Criança E Do Adolescente:

Buscamos atender todos os direitos que envolvem a criança e o adolescente.  Visando seu bem estar pessoal e social, tentando através dos meios possíveis, garantir-lhe melhor qualidade existencial para si e a sua família.

 

Não Discriminação:

Toda criança e adolescente, independente de raça, cor, religião, sexo ou condição social, deverá ser atendida pela AMAS de forma igualitária. Cada criança deve ser vista de forma única. Em suas necessidades, em seu desenvolvimento e na realização de sua integração no meio onde vive.

 

Liberdade de Expressão:

À criança e ao adolescente deverá ser dada a liberdade de desenvolver seus próprios pontos de vista, com o direito de expressar suas opiniões livremente sobre todos os assuntos relacionados a ela/ele.  E tais opiniões devem ser consideradas, em função da idade e da maturidade da criança.  Devemos nesse processo, ajudar a criança e o adolescente a criar dentro de si valores condizentes com esta liberdade, dando foco no respeito a si mesmo, mas também no respeito ao outro. De forma a garantir-lhe a formação de uma individualidade saudável.

 

Respeito Pela Opinião Da Criança E Do Adolescente Em Questões Que Os Afetam:

É importante que todos os que trabalham na AMAS tenham a consciência de que a criança e o adolescente é uma pessoa com sua visão da vida e de si mesmo. E, portanto, deverá ser respeitado. Principalmente em questões onde sua vida é afetada: violência física ou mental, abuso ou tratamento negligente, maus tratos ou exploração, inclusive abuso sexual.

 

 

  

 

 

PARCEIROS E COLABORADORES

 

·         AIMB (Associação das Igrejas Menonitas do Brasil)                                                                                                                                                                       

·         IMO (Internationale Mennonitische Organisiation/Europa)

·         Programas de Apadrinhamento:Pessoa Física e Pessoa Jurídica

·         Governos Municipais

·         Secretaria de Desenvolvimento Social do Paraná

 

  

AMAS NOS CONSELHOS
Mantém o devido registro junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Curitiba/COMTIBA sob o nº 125, também junto ao Conselho Municipal de Assistência Social/CMAS sob o nº 340 e no Conselho Municipal de Saúde/CMS sem especificação de número de registro por não ser rotina do mesmo. Em todos os Conselhos mencionados tem representação ativa nas reuniões ordinárias mensais e extraordinárias e em todas as ações desenvolvidas como: Conferências, Feiras, Simpósios, Cursos de Capacitação, dentre outros. Possui Utilidade Pública Municipal conferida pela Lei n.º 8.327 DE 06/12/93; Utilidade Pública Estadual pela Lei n.º 6680 de 16/06/75 e Utilidade Pública Federal pela Lei 91/35 de 26/10/95. Também o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social - CEBAS n.º 000000211708/1975-00 e o Registro de Filantropia sob n.º 230.971/74.A responsabilidade legal pela Instituição em 2015 está a cargo da Diretoria empossada em 01/10/14 para um mandato de três anos, que está assim constituída: Presidente: Rudolf Hamm Filho; Vice-Presidente: Henrique Warkentin ; 1.º Secretário:Guilherme Sippel Machado; 2.º Secretário:Marcos Epp; 1.º Tesoureiro: Hans Erich Wiens e 2.º Tesoureira: Aldolino Seibel. A AMAS mantém projetos específicos de Educação e Assistência Social em diferentes níveis de atendimento com os seguintes eixos: CEI  - Centro de Educação Infantil , Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e integração da família, em 9 Unidades. Curitiba: Cantinho da Criança (Pinheirinho),  Letras Douradas (Xaxim), Aprendendo com Amor (Uberaba)  Interior: Peixinho Feliz (Porto - Amazonas) . Estrela de Belém (Lapa) , Criança Feliz (Palmeira)     Obra Missionária / Parceria com a To All Nations: Teixeira Soares, Imbituva, Rebouças.  

 

 

PRESIDENTES AO LONGO DE SUA HISTÓRIA:


Valdir Golfetto

Alfred Pauls

Ernesto Loewen

Henrique Loewen

Rudolfo Loewen

Henrique Enns

Boris Janzen

Helmut Nikkel

Heinrich Koop

Hermann Heinrichs

Rudolf Hamm Filho 

Egon Hamm (Atual)

 

  

ADMINISTRAÇÃO NA AMAS

No organograma temos  nove Unidades subordinadas ao Conselho, Diretoria, Coordenação Geral, Coordenação Administrativa, Coordenação de  Projetos Sociais.

 

 

UNIDADES

 

CANTINHO DA CRIANÇA

PINHEIRINHO – Curitiba – PR

263 crianças  de 03 meses à 12 anos

 

 

LETRAS DOURADAS

XAXIM – Curitiba – PR

105 crianças  de 02 à 09 anos

 

APRENDENDO COM AMOR

UBERABA – Curitiba – PR

92 crianças de 04 meses à 04 anos

 

 

ESTRELA DE BELÉM

LAPA – PR

134 crianças de 05 à 12 anos

 

 

CRIANÇA FELIZ

PALMEIRA – PR

300 crianças de 05 à 16 anos

 

 

PEIXINHO FELIZ

PORTO AMAZONAS – PR

178  crianças de 03 Meses à 14 anos

 

Parceria com a -  TAN – “To All Nations” – Obra Missionária

 

OBRA MISSIONÁRIA – TEIXEIRA SOARES

TEIXEIRA SOARES – PR

100  crianças de 05 à 12 anos

 

OBRA MISSIONÁRIA –  IMBITUVA

IMBITUVA – PR

60  crianças de 04 à 09 anos

 

OBRA MISSIONÁRIA – REBOUÇAS

REBOUÇAS – PR

58  crianças de 05 á 10 anos

 

Foi citado na história da formação da AMAS a introdução de cada unidade. Algumas iniciaram suas Unidades de forma independente e posteriormente foram anexadas a AMAS, através de parcerias ou contato com a AIMB. Cada unidade atende um público diferente, portanto, a forma de administração dependerá de cada coordenador dentro de sua unidade. Isto significa que as necessidades também são diferentes, mas elas também possuem características em comum.

 

 

 


Veja também: