Unidades

Criança Feliz - Palmeira

Na  cidade de Palmeira que a AMAS dá início ao seu trabalho no ano de 1970 atendendo inicialmente 15 crianças numa casa. Em 1973 é cedido um terreno pela Prefeitura Municipal no qual é edificada a primeira construção. Em seguida, no ano de 1980, é construída as dependências da Escola Profissionalizante. Atualmente (2016) são atendidas 280 crianças e adolescentes com idade entre 5 e 16 anos oriundas de pelo menos 200 diferentes famílias através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h00.

Através deste serviço a AMAS contribui significativamente para o avanço das políticas de proteção da criança e do adolescente no município de Palmeira bem como para a promoção e garantia de direitos de cada uma delas. Ao longo da nossa história constatamos o grande impacto das ações desenvolvidas e o quanto ajudam a transformar difíceis realidades sociais.

Em 2015 a história da Unidade de Palmeira foi especialmente marcada pelo encerramento de uma parceria de 42 anos com a organização alemã KINDERNOTHILFE. Diante desta nova realidade passamos a experimentar um maior envolvimento da comunidade local e da Prefeitura Municipal em reconhecimento a relevância das ações desenvolvidas pela AMAS.

É através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos que o nosso plano de trabalho é desenvolvido ao longo do ano. Todas as crianças e adolescentes atendidos permanecem na Unidade no contra turno escolar recebendo dos educadores auxílio para a realização das tarefas e trabalhos escolares, bem como participam de um cronograma bastante diversificado com atividades educativas, recreativas e pedagógicas. Em especial, são oferecidas oficinas de aprendizado de música, informática, artes, trabalhos manuais, maquiagem, manicure, pedicuro, esportes e outras. Quanto às famílias o nosso plano de ação também procura garantir o fortalecimento dos vínculos entendendo que a estabilidade da família é fator decisivo para o enfrentamento das crises. Entre as atividades desenvolvidas ao longo do ano destacamos a realização de pelo menos dois encontros que acontecem nas dependências da Unidade. Estes encontros têm como objetivo oferecer uma programação que seja bastante diversificada com palestras, atividades recreativas envolvendo pais e filhos, momentos de edificação espiritual, apresentações artísticas e ainda uma saborosa refeição.

Louvamos a Deus pelo privilégio de podermos vivenciar cada dia momentos marcantes com nossas crianças e adolescentes sabendo que este trabalho é muito precioso. Nossa oração é para que Deus nos capacite para sermos sempre fiéis nesta tarefa tão importante de influenciar vidas. Queremos continuar “Servindo com o amor de Cristo”.

Coordenadores:  Pr Aroldo Heimbecker  l   Eliziani da Conceição Bugay Heimbecker


Veja também: