Unidades

Peixinho Feliz - Porto Amazonas

Unidade "Peixinho Feliz"  de Porto Amazonas iniciou seu trabalho em 1981, numa área próxima ao rio que corta a cidade, através de trabalhos realizados pela AEM (Associação Evangélica Menonita), com 25 crianças.

Em 1985 foi inaugurada a creche “Peixinho Feliz”, construída em um terreno cedido pela Prefeitura de Porto Amazonas. A clientela de Porto Amazonas é extremamente carente, onde há poucas opções de trabalho para os pais. Por isso, o acompanhamento às famílias se torna importante. Atualmente a Unidade atende no local 167 crianças de 2 a 16 anos em Educação Infantil e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Cuidamos essencialmente de uma questão que, a cada dia, vem se tornando mais urgente: o cultivo de valores humanos fundamentais como amor, respeito e verdade. Sendo assim, as 75 crianças da educação infantil permanecem na Unidade em tempo integral das 07h30min às 17h00min, recebendo quatro refeições diárias: café da manhã, almoço e dois lanches no período da tarde. São beneficiadas com projetos temáticos, atividades lúdicas baseadas na metodologia do Construtivismo, um horário para devocional, estimulação, videoteca, e brincadeiras no parque e ao ar livre.

Os atendimentos às crianças e adolescentes em idade escolar acontecem no turno inverso à escola. Estes educandos recebem duas refeições diárias, podem participar de oficinas com violão, bateria, culinária, maquiagem, manicure e pedicuro, stomp, panificação, cuidado e valorização do corpo, construindo valores entre outros; além dos grupos de formação com abordagem de temas como  drogas, sexualidade, violência, amizade, escolhas, profissões, valores em tempo integral entre outros.

O trabalho de Convivência e Fortalecimento de Vínculos desenvolvido na Unidade tem como objetivo contribuir na prevenção ao risco social, assim com caráter preventivo e proativo, estimula a defesa e garantia de direitos incentivando o protagonismo juvenil.

Dentro das diversas atividades desenvolvidas enfatizamos a importância do respeito com todas as crenças e expressões religiosas, por esse motivo ensinamos a Bíblia e não preceitos de igrejas ou religiões, pois acreditamos que valores cristãos e princípios bíblicos são importantes para todo ser humano e que a fé em Jesus é o caminho até Deus.

A inserção de participação ativa das famílias é o nosso ponto de referência, pois com o apoio e presença dos familiares na educação estas crianças e adolescentes  poderão crescer e se desenvolver dentro de um contexto saudável. Para que essa transformação ocorra oferecemos às 165 famílias atendidas cursos como: Casados para Sempre, encontros com palestras dinâmicas sobre educação de filhos, dia da família, grupo de homens e mulheres com diversas temáticas e apoio de profissionais capacitados para atender as demandas existentes.

O trabalho desenvolvido na Unidade está aberto a avaliações periódicas dos adolescentes e crianças atendidas, de seus pais e da equipe pedagógica.

 

Coordenadores: Leonilda  e  Willian  A. Ribeiro de Paula

Missionários: Marianne F de Assis  l   Marcos Roberto  de Assis


Veja também: