Quem Somos

Como tudo começou

 

Vídeo comemorativo dos 45 anos da AMAS, contando a história da associação

A AMAS foi fundada em 06 de setembro de 1970 na cidade de Palmeira, fruto da preocupação da Igreja Evangélica Menonita com a inexistência de uma local seguro e adequado para desenvolver um trabalho social que viesse ao encontro da necessidade de inúmeras famílias em situação de extrema pobreza cujos filhos viviam em situação de vulnerabilidade e risco enquanto seus pais saiam para trabalhar, inclusive em situação de rua. Teve como seu principal idealizador o professor e pastor Peter Pauls Junior, desde então “servir com o amor de Cristo” é o lema da AMAS..

Em 1970 através da AIMB (Associação das Igrejas Menonitas do Brasil), formada pelas igrejas locais de Vila Guaíra (hoje, Água Verde), Boqueirão e Witmarsum, iniciou-se o trabalho da AMAS em Palmeira. Consolidando assim os trabalhos iniciados pela igreja de Witmarsum. 

Dessa forma surgiu a primeira unidade  na cidade de PALMEIRA no dia 06/09/1970 com 15 crianças. Logo iniciou-se também o acompanhamento dos escolares e o atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade. Ainda neste ano, aconteceu a Conferência Mundial Menonita em Curitiba e foi então que menonitas da Europa, por intermédio da IMO - Internationale Mennonitische Organisation (com sede na Alemanha), decidiram intensificar as atividades missionárias no Brasil e dar apoio à AMAS. Em um terreno doado pela prefeitura,    construiu-se em PALMEIRA uma unidade com  capacidade  para 150   crianças e  que  hoje  se   chama CRIANÇA FELIZ. 

A Organização Diaconia (mais tarde, KNH - Kindernothilfe), da Alemanha, aderiu à idéia das creches e tornou-se parceira da AMAS.

Em 1981, em uma casa simples com 25 crianças, através de trabalhos realizados  pela AEM, surgiu a unidade em PORTO AMAZONAS, e em 1985 foi inaugurada a Unidade PEIXINHO FELIZ, construída em um terreno cedido pela prefeitura de Porto Amazonas.

Em 1983, a pedido da Igreja Missionária do Xaxim, em Curitiba, foi inaugurada a Unidade LETRAS DOURADAS no bairro do XAXIM, que atualmente funciona em prédio próprio, construído em 1993.

A unidade CANTINHO DA CRIANÇA foi fundada em 1983 nas dependências da Igreja Irmãos Menonitas  do Jardim Urano, em Curitiba. Com o tempo, ficou pequena e inadequada e, por isso, em 2001 mudou-se para as instalações cedidas pela prefeitura de Curitiba no bairro do PINHEIRINHO.

A AIMB- Associação das Igrejas Menonitas do Brasil, através do seu Comitê Feminino em nome da AMAS, devido a uma forte enchente que alastrou regiões de Santa Catarina e Paraná em 1983, participaram  prestando ajuda em parceria com a AMAS as famílias que estavam em situação de empobrecimento. Trabalha-se até hoje com o empoderamento das famílias, porém com a contribuição do Estado através da Rede de Atendimento.

Em 1986 em parceria com a Igreja Protestante da Alemanha, iniciou-se o trabalho de INTERCÃMBIO entre jovens alemães e brasileiros.

Em 1986 iniciou-se na AMAS o Bazar Natalino , hoje denominada  FEIRA NATALINA evento este que ocorre anualmente.

Em 1989 a AMAS fundou juntamente com a igreja Irmãos Menonitas do Núcleo Leiteiro – LAPA, a Unidade  ESTRELA DE BELÉM Com o apoio  financeiro  da Igreja de Eibelshausen e professor Günter Stern. Hoje, funcionando como um Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Em 2002 a SEDE da AMAS foi transferida para a Central Menonita em escritórios cedidos pela família Gerhard Ens, localizada no bairro XAXIM, em Curitiba.  Neste mesmo local também funciona a LOJA da AMAS.

Em 2014 a AMAS assume outra Unidade no bairro do  UBERABA, CEI APRENDENDO COM AMOR

Em 2017, em  parceria com a TO ALL NATIONS - OBRA MISSIONÁRIA, a AMAS assumiu 3 novas unidades no interior do Paraná. TEIXEIRA SOARES, IMBITUVA E REBOUÇAS.


Veja também: